quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Tempo

"O tempo é o mais sábio dos conselheiros.”
 (Plutarco)


 
Hoje falarei sobre o tempo. Eu vos pergunto: O que é o tempo para vocês?
Quando pensamos no tempo logo imaginamos várias coisas diferentes, como: O senhor da razão, o ser implacável, o mestre do saber, etc. Muitas dessas coisas retiradas de frases ditas por personalidades em épocas que nem pensávamos existir.
A meu ver, quando penso em tempo, gosto de me fixar nessa frase citada acima, ou seja, como o mais sábio dos conselheiros.
Quem nunca em sua vida fez coisas ou se deparou com situações adversas ou até mesmo estranhas, nas quais com o decorrer da vida aprendeu e percebeu onde errou, ou acertou, ou por que deveria ter agido da forma X e não Y?
Da mesma forma que os ponteiros de um relógio passam apontando a atuação dele, e nos mostra as mudanças tão claras em nossas vidas, aprendemos com nossos atos, porque começamos a analisar tudo e a perceber como deveríamos agir.
Vamos ao claro exemplo: Imagine situações adversas, qualquer uma, que tenham acontecido em algum momento do passado. Agora analise e diga a si próprio como agiria.
Eu sei, devem estar pensando que sou louca e que estou inventando coisas, mas se fizer isso, vai somente começar a utilizar a sapiência do tempo a seu favor e principalmente, seus conselhos para as mais diversas situações.
O que é passado, presente e futuro, senão a personificação mais clara de tempo?
Percebam que quando queremos respostas para as mais diversas perguntas, recorremos ao passado. Quando procuramos conselhos de pessoas mais velhas sobre assuntos, quando analisamos a história, etc.
Tenho ciência que não podemos levar ao pé da letra tudo, que as coisas mudam e que a realidade não é igual ao que ocorreu no passado, mas muitas coisas são e sempre serão semelhantes, muitos assuntos sempre povoarão nossas mentes, muitas perguntas sempre serão refeitas. Essa é a verdade.
A realidade, é que mais que um bem precioso, mais que um professor dedicado, mais que um ser apavorante e cruel o TEMPO e suas lições sempre serão os melhores conselheiros que teremos em nossas vidas.

Um comentário:

  1. "Tempo, tempo mano velho, falta um tanto ainda eu sei
    Pra você correr macio
    Como zune um novo sedã"
    (Pato Fu)

    ResponderExcluir

Podem gostar de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...