quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A imagem de um homossexual



O que passa pela sua cabeça quando se fala a palavra homossexual?

Tenho certeza que diante dessa pergunta, muitas pessoas imaginaram um homem afeminado, escandaloso e promíscuo ou uma mulher masculinizada, vestida que nem um homem e briguenta.
Infelizmente a imagem que vemos de homossexuais é formada por estereótipos criados e alimentados pela sociedade em que vivemos. Não estou dizendo que não existam gays com as características citadas acima, mas da mesma forma que não se pode dizer que toda brasileira sabe sambar e tem bunda grande, não se pode generalizar uma classe achando que todos são iguais.
A sociedade brasileira, tida por muitos de outros países como liberal, é na verdade a sociedade dos estereótipos e das rotulações, ou melhor dizendo, a sociedade do preconceito.
Tudo bem que muitos desses foram criados pelos próprios homossexuais, mas isso não significa que somos iguais, como citei no post sobre preconceito, todos nós somos diferentes e agimos diferente, sejam essas diferenças visíveis ou não a percepção humana.
O fato de sermos encarados como seres promíscuos, pessoas que vão para cama com qualquer um que vive a vida baseada no prazer sexual por exemplo é uma rotulação exagerada visto que, existem heterossexuais que são tão ou mais promíscuos quanto os gays.
Um exemplo disso é a juventude de hoje, quantas garotas já vi comentando que foram na festa tal e beijaram x garotos, que ficaram grávidas antes de ter maturidade o bastante para assumir a responsabilidade de ser mãe ou tem um monte de filhos, ou sendo apontadas pelos rapazes de mesma idade como a “pirainha” do bairro, isso sem contar os garotos que são incentivados a “pegarem” o maior número de meninas que puder.
Isso que citei acima é somente um pequeno exemplo de uma das rotulações impostas a todos os homossexuais, fazem parte da vida de muitos heterossexuais e não são apontadas.
Na verdade, quando falamos em gays, temos que primeiramente pensar que estamos falando de pessoas, pessoas que tem sentimentos, opiniões, aspirações, sonhos etc., como qualquer outra pessoa do mundo. Que se divertem, tem amigos, querem ter uma família, um trabalho, que vivem medos, paixões, amores e alegrias tão quanto uma pessoa hetero tida como normal pela sociedade. E principalmente que podem estar mais perto de você do que você imagina e isso não ter sido percebido porque esta pessoa não aparenta ser, ou seja, não possui nenhuma aproximação com o estereótipo “caracteristicamente” homossexual.
Deve-se parar de pensar nas rotulações, afinal, como disse antes, todos somos diferentes, mas acima de tudo somos pessoas e pessoas não devem ser julgadas ou rotuladas.


Acima coloquei minha opinião sobre o assunto, aqui abaixo coloco um link de um site aonde se encontra um artigo muito interessante sobre estereótipos que vale a pena ser lido.

Um comentário:

Podem gostar de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...