quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Explicação!

Bem, vamos lá novamente, infelizmente a falta de argumentos para compor minhas opiniões sobre os variados assuntos, me manteve sem idéias para postar no blog durante quase uma semana, mas hoje estou de volta para falar de um assunto que muito me interessa e que vem a muito sendo esquecido. Come on then!
Família

Hoje vou falar sobre família, não família no sentido pai, mãe e filhos, aquela típica família de comercial de pote de margarina que vemos na TV, mas sim no contesto geral. Deixe-me explicar melhor: Quando digo família aqui, quero dizer no sentido de sua importância dentro da sociedade e na formação dos indivíduos que a compõem.
Vamos analisar a evolução da família dentro do tempo, para não ser tão ampla assim e dar várias vertentes de análise que poderá atrapalhar o raciocínio, vamos nos ater nessa instituição dentro do período dos anos 50 até os dias de hoje.
Quando perguntamos a nossos pais, ou avós sobre como era tal coisa quando eles eram pequenos, sempre nos vem às mesmas respostas: “Na minha época, os filhos não agiam assim, as coisas eram diferentes, tinha que se ter o respeito, etc., etc. e etc.” São sempre as mesmas coisas, as mesmas respostas, coisas que chegam a ser maçantes e previsíveis a certo modo.
Certo, mas vamos encarar que apesar de chato ouvir sempre as mesmas coisas, sempre que se ouve isso, nos vem à imagem na cabeça.
Se pensarmos na instituição família, percebemos que muito se mudou dentro do tempo e uma das principais mudanças que percebemos hoje em dia é que a imagem de família está se desbotando. Parece exagero, mas pare e pense: Quantas vezes na semana, você que está lendo isso tudo que escrevi até agora, já conseguiu reunir a família para um almoço ou jantar?
Parece um exemplo simples, mas na verdade não é muitas pessoas não conseguem conversar dentro de sua própria família, trocar idéias, conselhos, se divertir, rir, coisas que ficam mais fáceis quando se está, por exemplo, num momento íntimo como o de se alimentar.
Pais não sabem o que seus filhos estão fazendo, filhos não conseguem se comunicar ou se interessar pelo que seus pais falam. Membros de uma família quase não se vêem ou quase não se comunicam. A verdade é que a instituição família está totalmente RUÍDA nos atuais tempos.
E qual a conseqüência disso na sociedade? Afinal é disso que se trata o post.
Simples! A resposta vem com outra pergunta: Quantas vezes lemos nos noticiários que filhos, que para os pais eram bons, nunca fariam nada de errado, que para eles estavam no caminho do bem, foram presos, ou mortos, ou são suspeitos de cometerem alguma coisa, cruel, contra a lei ou porque estavam no lugar errado na hora errada?
A verdade é simples, a família é responsável pela construção do ser humano que habita a sociedade, quando esta está ruída, a sociedade sai dos seus eixos e cai na barbárie em que estamos mergulhando hoje.
Eu sei, vários fatores são responsáveis por esse desfecho dessa desestabilização familiar e social, mas a falta de boa vontade, comprometimento e descaso das pessoas com essa instituição é um dos principais fatores para essa decadência geral.

---------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Podem gostar de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...