quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Preconceito


O que sabemos sobre o preconceito?
Segundo o dicionário Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, preconceito é: 1. Idéia preconcebida. 2. Suspeita, intolerância, aversão a outras raças, credos, religiões etc.

Segundo minha opinião, preconceito é um conceito que se pré define de algo que não se conhece ou entende, ou seja, o medo que se antecipa ao que é diferente.
Quem, diante de sua realidade de vida, nunca passou por algo referido ao preconceito? Negros, pobres, seguidores de diferentes religiões, homoafetivos (antes conhecidos como homossexuais), deficientes físicos, portadores de diferentes doenças, ou melhor, todos aqueles que não se enquadram a “normalidade” imposta pela sociedade, seja ela qual for, tem tendência a sofrer com esse mal.
É complicado perceber que uma pessoa possa ser julgada, isso mesmo, julgada por não ser igual aos outros, mas aí lhes pergunto: Nós somos todos iguais?
Existem diferenças claras (as percebidas pelos olhos) e as diferenças camufladas (aquelas não visíveis aos nossos olhos), mas ambas presentes em cada um de nós.
Ninguém é igual, todos somos diferentes, nenhum de nós pensa da mesma forma, age diante de situações igual a todos, vive igual ou tem gostos iguais, somos a soma de diferenças que compõe a sociedade, é isso que dá graça em viver, imagina se todos pensassem da mesma forma? Podemos até pensar de forma semelhante em alguns aspectos, mas nunca será igual.
Infelizmente, se somos visivelmente diferentes, corremos o risco de sofrer com atitudes preconceituosas. Eu mesma já sofri, não diretamente, mas sofri. Por ser lésbica sei que estou fadada a passar por isso, mas fico revoltada ao saber que sou apontada por ser assim esquecem minhas qualidades e miram o que para eles, “os normais”, é um defeito.
Sei que é complicado para um pai e uma mãe lidar com isso quando se trata de seus filhos, afinal, quando se nasce, mesmo inconscientemente, planos são traçados para esses novos habitantes do planeta Terra, não é fácil aceitar, mas no mínimo respeitar e tentar apoiar são atos importantes.
Tá aí, a palavra que poderia mudar muita coisa nesse mundo: RESPEITO. Se as pessoas buscassem respeitar as diferenças, se respeitarem e respeitar uns aos outros, muita coisa seria diferente nesse mundo.
Acredito que esse seja o grande remédio para esse flagelo que vem ferindo a sociedade ao longo de todos esse anos, RESPEITO, se procurarmos utilizá-lo mais constantemente, conseguiremos evitar muitos problemas no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Podem gostar de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...