terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Necessidade de se sentir amado


“Passamos a amar não quando achamos uma pessoa perfeita, mas quando aprendemos a enxergar perfeitamente uma pessoa imperfeita.”

Sabe! Sempre me perguntei por que procuramos outras pessoas, por que fazemos planos e muitas das vezes, esses planos sempre vêm incluindo um(a) parceiro(a).
Às vezes se torna notório que temos a excessiva necessidade de nos sentirmos amados. Antes de alcançar a idade que tenho e encarar minha primeira desilusão amorosa, achava isso tudo besteira, e acreditava que essa procura que citei acima era somente o medo de acabar a vida sozinha e sem construir nada, ou seja, perpetuar algo nesse mundo.
Mas sabe, conforme vamos crescendo, sentindo e vivendo, aprendemos que não é só isso, sentimos medo de nos sentir sozinhos e sem alguém para amarmos e nos fazer sentir amados.
Quantas pessoas, ao longo dessa vida, não se deparam com momentos em que a carência e a falta de um amor as fazem parecer atormentada, tristonhas, com mal estar que nunca passa?
Vivemos buscando realizações ao longo de nossas frágeis vidas, mas a principal realização que muitos buscam, alguns se enganam pensando que encontraram, mas somente alguns poucos realmente encontram, é amar e ser amado.
Imaginamos mil e uma coisas, mas sempre esperamos sentir aquele frio na barriga, aquela felicidade inconstante e aquela vontade incontrolável de sorrir por qualquer coisa.
Uma vez li que o “amor é feito com as cores que colorem a vida”, li isso num ponto de ônibus o que é até engraçado, mas confesso que isso não deixa de ser verdade, quando se ama, vemos cor em tudo, achamos tudo lindo e maravilhoso. Tudo bem que às vezes damos de cara com momentos obscuros e tristes, mas são coisas que faz parte da vida de quem quer amar, o negócio é doloroso, mas passa.
Acredito que fomos feitos realmente para amar e que essa necessidade de sentir e desejar amor faz parte de nossas vidas e sempre o fará.
Mas e quando isso se torna tão constante, que nos faz mal?
Tudo na vida tem seus dois lados, da mesma forma que o amor nos faz bem, a falta dele ou a desilusão por não tê-lo ou tê-lo perdido, pode trazer danos graves para a vida da pessoa.
Uma coisa que temos que aprender para caso isso acontecer é aprender que, antes de amar alguém, devemos nos amar e principalmente nos respeitar. Tá bom que talvez tenhamos que quebrar a cara pelo menos uma vez para aprender isso, mas quando aprendemos e principalmente conseguimos praticar, com certeza estaremos mais próximos do que se pode chamar de amor por completo.
Amar não é fácil, precisamos aprender a cada dia como se faz, amor não é egoísmo e muito menos posse, quem ama quer ver feliz, livre e acima de tudo completo. Mas o mais importante, quando encontramos o verdadeiro amor, num primeiro instante pode se parecer assustador, mas que tenhamos a capacidade de vivê-lo plenamente e nos permitindo a cada instante.
Mas cada um tem sua verdade sobre esse mito da “necessidade de se sentir amado”.

Um comentário:

Podem gostar de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...