quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Tempo

"O tempo é o mais sábio dos conselheiros.”
 (Plutarco)


 
Hoje falarei sobre o tempo. Eu vos pergunto: O que é o tempo para vocês?
Quando pensamos no tempo logo imaginamos várias coisas diferentes, como: O senhor da razão, o ser implacável, o mestre do saber, etc. Muitas dessas coisas retiradas de frases ditas por personalidades em épocas que nem pensávamos existir.
A meu ver, quando penso em tempo, gosto de me fixar nessa frase citada acima, ou seja, como o mais sábio dos conselheiros.
Quem nunca em sua vida fez coisas ou se deparou com situações adversas ou até mesmo estranhas, nas quais com o decorrer da vida aprendeu e percebeu onde errou, ou acertou, ou por que deveria ter agido da forma X e não Y?
Da mesma forma que os ponteiros de um relógio passam apontando a atuação dele, e nos mostra as mudanças tão claras em nossas vidas, aprendemos com nossos atos, porque começamos a analisar tudo e a perceber como deveríamos agir.
Vamos ao claro exemplo: Imagine situações adversas, qualquer uma, que tenham acontecido em algum momento do passado. Agora analise e diga a si próprio como agiria.
Eu sei, devem estar pensando que sou louca e que estou inventando coisas, mas se fizer isso, vai somente começar a utilizar a sapiência do tempo a seu favor e principalmente, seus conselhos para as mais diversas situações.
O que é passado, presente e futuro, senão a personificação mais clara de tempo?
Percebam que quando queremos respostas para as mais diversas perguntas, recorremos ao passado. Quando procuramos conselhos de pessoas mais velhas sobre assuntos, quando analisamos a história, etc.
Tenho ciência que não podemos levar ao pé da letra tudo, que as coisas mudam e que a realidade não é igual ao que ocorreu no passado, mas muitas coisas são e sempre serão semelhantes, muitos assuntos sempre povoarão nossas mentes, muitas perguntas sempre serão refeitas. Essa é a verdade.
A realidade, é que mais que um bem precioso, mais que um professor dedicado, mais que um ser apavorante e cruel o TEMPO e suas lições sempre serão os melhores conselheiros que teremos em nossas vidas.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Explicação!

Bem, vamos lá novamente, infelizmente a falta de argumentos para compor minhas opiniões sobre os variados assuntos, me manteve sem idéias para postar no blog durante quase uma semana, mas hoje estou de volta para falar de um assunto que muito me interessa e que vem a muito sendo esquecido. Come on then!
Família

Hoje vou falar sobre família, não família no sentido pai, mãe e filhos, aquela típica família de comercial de pote de margarina que vemos na TV, mas sim no contesto geral. Deixe-me explicar melhor: Quando digo família aqui, quero dizer no sentido de sua importância dentro da sociedade e na formação dos indivíduos que a compõem.
Vamos analisar a evolução da família dentro do tempo, para não ser tão ampla assim e dar várias vertentes de análise que poderá atrapalhar o raciocínio, vamos nos ater nessa instituição dentro do período dos anos 50 até os dias de hoje.
Quando perguntamos a nossos pais, ou avós sobre como era tal coisa quando eles eram pequenos, sempre nos vem às mesmas respostas: “Na minha época, os filhos não agiam assim, as coisas eram diferentes, tinha que se ter o respeito, etc., etc. e etc.” São sempre as mesmas coisas, as mesmas respostas, coisas que chegam a ser maçantes e previsíveis a certo modo.
Certo, mas vamos encarar que apesar de chato ouvir sempre as mesmas coisas, sempre que se ouve isso, nos vem à imagem na cabeça.
Se pensarmos na instituição família, percebemos que muito se mudou dentro do tempo e uma das principais mudanças que percebemos hoje em dia é que a imagem de família está se desbotando. Parece exagero, mas pare e pense: Quantas vezes na semana, você que está lendo isso tudo que escrevi até agora, já conseguiu reunir a família para um almoço ou jantar?
Parece um exemplo simples, mas na verdade não é muitas pessoas não conseguem conversar dentro de sua própria família, trocar idéias, conselhos, se divertir, rir, coisas que ficam mais fáceis quando se está, por exemplo, num momento íntimo como o de se alimentar.
Pais não sabem o que seus filhos estão fazendo, filhos não conseguem se comunicar ou se interessar pelo que seus pais falam. Membros de uma família quase não se vêem ou quase não se comunicam. A verdade é que a instituição família está totalmente RUÍDA nos atuais tempos.
E qual a conseqüência disso na sociedade? Afinal é disso que se trata o post.
Simples! A resposta vem com outra pergunta: Quantas vezes lemos nos noticiários que filhos, que para os pais eram bons, nunca fariam nada de errado, que para eles estavam no caminho do bem, foram presos, ou mortos, ou são suspeitos de cometerem alguma coisa, cruel, contra a lei ou porque estavam no lugar errado na hora errada?
A verdade é simples, a família é responsável pela construção do ser humano que habita a sociedade, quando esta está ruída, a sociedade sai dos seus eixos e cai na barbárie em que estamos mergulhando hoje.
Eu sei, vários fatores são responsáveis por esse desfecho dessa desestabilização familiar e social, mas a falta de boa vontade, comprometimento e descaso das pessoas com essa instituição é um dos principais fatores para essa decadência geral.

---------------------------------------------------------------------


quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A imagem de um homossexual



O que passa pela sua cabeça quando se fala a palavra homossexual?

Tenho certeza que diante dessa pergunta, muitas pessoas imaginaram um homem afeminado, escandaloso e promíscuo ou uma mulher masculinizada, vestida que nem um homem e briguenta.
Infelizmente a imagem que vemos de homossexuais é formada por estereótipos criados e alimentados pela sociedade em que vivemos. Não estou dizendo que não existam gays com as características citadas acima, mas da mesma forma que não se pode dizer que toda brasileira sabe sambar e tem bunda grande, não se pode generalizar uma classe achando que todos são iguais.
A sociedade brasileira, tida por muitos de outros países como liberal, é na verdade a sociedade dos estereótipos e das rotulações, ou melhor dizendo, a sociedade do preconceito.
Tudo bem que muitos desses foram criados pelos próprios homossexuais, mas isso não significa que somos iguais, como citei no post sobre preconceito, todos nós somos diferentes e agimos diferente, sejam essas diferenças visíveis ou não a percepção humana.
O fato de sermos encarados como seres promíscuos, pessoas que vão para cama com qualquer um que vive a vida baseada no prazer sexual por exemplo é uma rotulação exagerada visto que, existem heterossexuais que são tão ou mais promíscuos quanto os gays.
Um exemplo disso é a juventude de hoje, quantas garotas já vi comentando que foram na festa tal e beijaram x garotos, que ficaram grávidas antes de ter maturidade o bastante para assumir a responsabilidade de ser mãe ou tem um monte de filhos, ou sendo apontadas pelos rapazes de mesma idade como a “pirainha” do bairro, isso sem contar os garotos que são incentivados a “pegarem” o maior número de meninas que puder.
Isso que citei acima é somente um pequeno exemplo de uma das rotulações impostas a todos os homossexuais, fazem parte da vida de muitos heterossexuais e não são apontadas.
Na verdade, quando falamos em gays, temos que primeiramente pensar que estamos falando de pessoas, pessoas que tem sentimentos, opiniões, aspirações, sonhos etc., como qualquer outra pessoa do mundo. Que se divertem, tem amigos, querem ter uma família, um trabalho, que vivem medos, paixões, amores e alegrias tão quanto uma pessoa hetero tida como normal pela sociedade. E principalmente que podem estar mais perto de você do que você imagina e isso não ter sido percebido porque esta pessoa não aparenta ser, ou seja, não possui nenhuma aproximação com o estereótipo “caracteristicamente” homossexual.
Deve-se parar de pensar nas rotulações, afinal, como disse antes, todos somos diferentes, mas acima de tudo somos pessoas e pessoas não devem ser julgadas ou rotuladas.


Acima coloquei minha opinião sobre o assunto, aqui abaixo coloco um link de um site aonde se encontra um artigo muito interessante sobre estereótipos que vale a pena ser lido.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Imagem de Deus



Ok! Confesso que este é um assunto hiper delicado, mas deixo claro a todos, não vou aqui tentar explanar sobre como Deus é, afinal, seguindo a linha de onipresente, acredito que a figura física de Deus está em tudo a nosso redor, desde o mais simples ser vivo até o mais complexo de todos, nós os homens.
Quando digo aqui a Imagem de Deus, quero dizer a imagem passada Dele, me deixem ser mais clara no que estou me referindo: Como Deus é visto por todos.
Desde os tempos mais remotos, Deus, no caso da religião monoteísta na qual se figura um só ser supremo, é visto como o criador de todas as coisas, um Ser Celeste que prega a bondade, o respeito e o amor entre todos os seres por ele criado, mas se entrarmos a fundo nessa questão veremos que essa imagem figura mais no abstrato que no concreto da vida humana. Vou explicar mais detalhadamente o que quero dizer.
As mais variadas religiões pregam a imensa bondade de Deus, mas também sua inteira desaprovação diante de várias questões. Mas aí vos pergunto: Se Deus nos deu o livre arbítrio, se temos o direito de escolha e Este é bondade e amor, por que Ele é mostrado como um Ser sem compaixão e até certo ponto Sádico?
Eu sei, vão dizer que peguei pesado, que não é assim, que as religiões são meios de nos aproximar de Deus, que elas servem para trazer a vontade Dele até nós etc.
Mas se é assim, por que inúmeras pessoas, utilizando a imagem Dele e as coisas ditas através da religião, cometem barbaridades contra seus semelhantes, contra a natureza e contra si próprios?
Vamos ser sinceros conosco, Deus é muitas vezes “pintado” como um ser cruel e sem o mínimo de compaixão pelas religiões, para não ser tão injusta assim, vou dizer pelas pessoas que comandam (regem) as religiões e são responsáveis por trazer a palavra Dele até nós.
A desaprovação aos homossexuais, a submissão feminina, as guerras santas, a segregação racial, os atentados terroristas, entre outras coisas bárbaras feitas em nome de Deus, são coisas que justificam o que quero dizer.
Eu, em minha opinião, não vejo Deus escolhendo entre heterossexual e homossexual, entre homem e mulher, negro ou branco etc. Se todos somos seus filhos, se somos sua imagem e semelhança e fomos criados por Ele a um único propósito de amar uns aos outros como a nós mesmo, e fomos feitos com todas essas diferenças, então meus caros, NÃO SOMOS PASSÍVEIS DE SERMOS JULGADOS PELO QUE SOMOS ainda mais se esse julgamento for feito pelos homens.
A imagem passada a nós de como é Deus, a meu ver, é equivocada e errada, Deus é amor, respeito e compaixão, não ódio, preconceito e crueldade. A partir do momento em que passarmos a seguir (pregar) o respeito mútuo, o amor incondicional e a tolerância, aí sim acredito que estaremos nos aproximando da VERDADEIRA IMAGEM DE DEUS.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Homossexualidade X Religião


Vamos tratar de um assunto agora muito delicado, a homossexualidade e a religião. Todos nós sabemos que os dois não se misturam, é como água e óleo, a igreja não aceita a homossexualidade e para seguidores de diversas religiões, homossexual um ser abominável.
Na verdade, acredito que a grande alimentadora dos maiores preconceitos existentes no mundo, é a religião. Muitas pessoas são orientadas, para não dizer induzidas, a crer que certas coisas são pecado e por isso não devem ser aceitas, por causa de estarem escritas na Bíblia ou em qualquer outro livro sagrado.
O medo da fúria de Deus, e a indução humana, que entende que se deve seguir literalmente o que está escrito, faz com que as pessoas canalizem sua intolerância utilizando a palavra de Deus e as libertem em cima de pessoas consideradas por elas anormais, no caso aqui em questão, os homossexuais.
A Bíblia, o livro mais vendido e traduzido da história, cita várias vezes em seus ensinamentos que ser homossexual é anormal, tudo bem, assim se entende, mas este próprio livro diz que é terminantemente proibido trabalhar aos sábados, na linguagem judaica, no shabāt e caso descumpramos essa lei deve-se ser punido até mesmo com o sacrifício, mas quais de nós seguimos literalmente esse ensinamento? Não vejo nenhum de homem mandando executar outro porque descumpriu esse mandamento de Deus.
A verdade é que a leitura literal da Bíblia, a falta de capacidade de análise e interpretação e do entendimento de que o contesto histórico em que ele foi escrito era muito diferente do que se é vivido hoje, transformou a palavra de Deus em uma arma utilizada para pregar o preconceito a intolerância e a raiva nos corações das pessoas.
Ela já foi utilizada para a submissão feminina, a segregação racial o domínio cruel e impiedoso de povos, o que meus caros, creio fielmente, não é o propósito de Deus. Se Deus é amor, se todos somos seus filhos, somos sua semelhança, se ele é compaixão e amor, como pode pregar a raiva, o rancor e o ódio?
Temos que encarar que se existem homossexuais Deus tem um grande propósito para isso, nada feito por ele é por acaso, todos somos iguais a seus olhos, somos amados e respeitados por Ele e é isso que realmente se deve pregar a religião, nos ajudar não é tentar nos mudar, pois já sofremos o bastante por nascermos “diferentes”, mas sim nos acolher e nos fazer sentir bem e respeitados pelo que somos.


Acima citei minha opinião sobre o caso Religião X Sexualidade, abaixo vou colocar dois links de dois excelentes documentários sobre o caso, que merecem ser vistos, por tratar o assunto de forma muito esclarecedora e de maneira geral.
O primeiro se chama Como diz a Bíblia e é dividido em 11 partes.

O segundo se chama Homossexualidade e a Bíblia e é dividido em 3 partes.

Foram apontadas somente as primeiras partes de ambos, mas podem encontrá-las completas no YouTube caso desejem assistir.
Caso venha a encontrar o link para baixar ambos os documentários posto aqui para todos.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Preconceito


O que sabemos sobre o preconceito?
Segundo o dicionário Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, preconceito é: 1. Idéia preconcebida. 2. Suspeita, intolerância, aversão a outras raças, credos, religiões etc.

Segundo minha opinião, preconceito é um conceito que se pré define de algo que não se conhece ou entende, ou seja, o medo que se antecipa ao que é diferente.
Quem, diante de sua realidade de vida, nunca passou por algo referido ao preconceito? Negros, pobres, seguidores de diferentes religiões, homoafetivos (antes conhecidos como homossexuais), deficientes físicos, portadores de diferentes doenças, ou melhor, todos aqueles que não se enquadram a “normalidade” imposta pela sociedade, seja ela qual for, tem tendência a sofrer com esse mal.
É complicado perceber que uma pessoa possa ser julgada, isso mesmo, julgada por não ser igual aos outros, mas aí lhes pergunto: Nós somos todos iguais?
Existem diferenças claras (as percebidas pelos olhos) e as diferenças camufladas (aquelas não visíveis aos nossos olhos), mas ambas presentes em cada um de nós.
Ninguém é igual, todos somos diferentes, nenhum de nós pensa da mesma forma, age diante de situações igual a todos, vive igual ou tem gostos iguais, somos a soma de diferenças que compõe a sociedade, é isso que dá graça em viver, imagina se todos pensassem da mesma forma? Podemos até pensar de forma semelhante em alguns aspectos, mas nunca será igual.
Infelizmente, se somos visivelmente diferentes, corremos o risco de sofrer com atitudes preconceituosas. Eu mesma já sofri, não diretamente, mas sofri. Por ser lésbica sei que estou fadada a passar por isso, mas fico revoltada ao saber que sou apontada por ser assim esquecem minhas qualidades e miram o que para eles, “os normais”, é um defeito.
Sei que é complicado para um pai e uma mãe lidar com isso quando se trata de seus filhos, afinal, quando se nasce, mesmo inconscientemente, planos são traçados para esses novos habitantes do planeta Terra, não é fácil aceitar, mas no mínimo respeitar e tentar apoiar são atos importantes.
Tá aí, a palavra que poderia mudar muita coisa nesse mundo: RESPEITO. Se as pessoas buscassem respeitar as diferenças, se respeitarem e respeitar uns aos outros, muita coisa seria diferente nesse mundo.
Acredito que esse seja o grande remédio para esse flagelo que vem ferindo a sociedade ao longo de todos esse anos, RESPEITO, se procurarmos utilizá-lo mais constantemente, conseguiremos evitar muitos problemas no mundo.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

A dor de um coração que ama


Já passaram por aquele dia em que acordam com a sensação de que tudo vai dar certo, o dia perfeito está começando, nada poderá destruir isso e de repente uma notícia nos faz ver que tudo isso é uma bela ilusão?
Hoje foi assim comigo, acordei bem e de repente percebo que mesmo tudo dando certo nas coisas feitas por mim hoje, nada me fará sentir bem, tudo que sinto é um vazio, um aperto no coração que me faz sentir como se cada batida é como a última.
Gente, muitos repudiam e amaldiçoam o amor, mas eu não consigo deixar de amá-la, ela me faz bem, faz com que me sinta viva, me dá a razão que não tinha. Eu sei, muitos de vocês devem estar assustados em ler eu falando em amar uma mulher, é, sou lésbica, gosto de mulheres e vou viver com uma no futuro e desejo do fundo do meu coração que seja ela.
Mas, pelo que percebo isso será difícil, quase impossível, digo quase porque não vou desistir, mas sei que a luta será dolorosa, tanto para mim quanto para ela.
Amar é difícil, abrir mão de seus sonhos, suas alegrias, tudo pela pessoa que desejamos bem, isso é complicado, é realmente para quem ama de verdade. Eu a amo, mais do que a mim mesmo.
Estou em pedaços, pensando que ela pode estar mal, enfrentando sua mãe sozinha, sem eu poder fazer nada para ajudá-la e pior, saber que por causa disso poderemos nos afastar, só de pensar sofro, tenho vontade de chorar e sem chão.
Quem ama de verdade sabe o que estou falando, sabe sobre esse sentimento que estou vivendo, se tiver que me afastar pelo bem dela eu me afastarei, com o coração em pedaços, mas o farei, mas que fique claro: posso continuar, ter alguém na minha vida no futuro, mas é ela que sempre amarei, é ela que levarei em meu coração para todo o sempre, pois é ela que amo e sempre amarei.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Mudanças


Sabe às vezes me pego pensando e acabo caindo na gargalhada com os desejos que tenho para a vida, quantos de nós nunca se pegou fazendo planos mirabolantes para algo no futuro e de repente mudamos tudo como um piscar de olhos.
Um exemplo disso são os sonhos de crianças, que ao longo de nossa existência se modifica, eu mesma quando pequena, sonhava em ser desenhista profissional, tudo por causa de minha pequena habilidade em copiar os trabalhos feitos pelos outros desenhistas, hoje me vejo longe disso, trabalhando na área de administração.
Afinal por que mudamos tanto assim?
Existe uma frase de Fernando Pessoa que ilustra um pouco isso “A única coisa constante em nossas vidas é a mudança.”
Vivemos em um mundo em que a mudança nos comanda a todo o tempo. Quem nunca falou que jamais faria tal coisa e no passar do tempo acabou fazendo?  Qual pessoa não mudou de opinião diante de uma situação?
Somos seres mutáveis e inconstantes, mas isso não significa que somos seres incompletos ou sem caráter, isso significa que a vida nos faz mudar e aprender a cada instante, que somos capazes de nos adaptar e crescer com as diferenças que ela nos aponta.
Mudanças são na verdade a ferramenta que nos faz crescer e colocar em prática tudo que a vida nos ensina.

domingo, 7 de novembro de 2010

O sentido da vida


Parece estranho escrever sobre este assunto, afinal, muitos procuram o verdadeiro sentido em viver, mas será que esse é realmente o certo?
Às vezes procuramos tantas razões para as coisas que acabamos esquecendo-se de aproveitar os momentos. Quantas vezes não nos pegamos relembrando um momento distante como se aquilo fosse um pequeno grande momento perdido no infinito de nossas lembranças.
É complicado falar, mas cada dia que passa, sinto que o sentido da minha vida é simplesmente viver.  Passei por momentos em que era inevitável pensar em acabar com tudo, terminar com a minha vida parecia uma saída fácil e prazerosa, talvez fosse, mas minha covardia não me permitiu, hoje vejo que foi o melhor, pois pude enxergar coisas que antes me esforçava em não ver.
Aceitei que as coisas não precisam sair como o planejado para serem perfeitas, me permiti ver que eu sou o melhor que poderia ser mesmo com meus defeitos aparentes e camufláveis, me deixei amar apesar de sofrer com isso, percebi que cada coisa que passo, cada erro cometido e cada acerto, fazem parte de meu aprendizado da vida e que devo agradecer por cada dia que me levanto, pois ali está a chance de fazer um novo “começo” e refazer minhas escolhas mais visíveis.
Eis que vivemos nos perguntando: Qual o sentido da vida? Mas muitas das vezes não vemos que a resposta está em nossa frente, o sentido da vida é simplesmente viver, aprender e aproveitar cada instante como um presente. Devemos parar de procurar respostas nas coisas e começar a olhar para dentro de nós, é ali que vamos encontrar as respostas para as coisas, inclusive para o sentido que damos a nossas vidas.

Podem gostar de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...